sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Como tudo começou...

Eu sempre falo que se antes de 2004, me dessem um cartão de crédito sem limites, para eu passar uma temporada em qualquer lugar do mundo, eu nunca escolheria vir para a China.
Só para reforçar o que ouvimos desde criança: nunca diga nunca!
Um dia, no início de 2004, tenho a cena gravada na minha memória como se fosse hoje, meu marido e eu, estávamos saindo do prédio em que morávamos no Brasil e ao abrir o portão para a rua, ele parou, olhou para mim e disse: “se eu arrumasse um emprego na China, por um período de alguns meses, você se incomodaria se eu fosse?” Respondi na hora: “claro que não! Se você tiver uma chance lá, não dá para desperdiçar.” Mas no fundo nunca coloquei muita fé nisso...
Passado um tempo, ele continuava a manter contato com o amigo no outro lado do mundo, mas ainda nada de concreto. Numa bucólica noite de domingo, saímos para andar um pouco pelo bairro, coisa que amamos fazer, quando o celular dele toca. Era o amigo perguntando se ele podia embarcar em 10 ou 15 dias, não me lembro. Mas essa cena, o lugar onde paramos para atender ao telefone, também está vivo na minha memória como se tivesse acontecido há minutos atrás.
A partir daí, nossas vidas se transformaram de uma maneira que jamais havíamos nem sequer sonhado. Os poucos meses foram se tornando anos. Ponte aérea Brasil-China, para nós era fichinha! Não foi fácil, mas também não foi insuportável... Temos boas histórias para contar! Foram 4 anos nessa vida, pois a cidade em que ele morava, Chang Chun, era inabitável (mas sobre isso conto um outro dia) e como era só por mais alguns meses ( a cada 6 meses, ficava por só mais 6...) achamos que dava para levar.
Até que em 2008, ele recebeu a proposta de mudar para Shanghai que, para quem conhece Chang Chun, é o paraíso na terra! Viemos de mala, cuia e filhos em janeiro de 2009.
Bom, agora que vocês já sabem como chegamos por aqui posso começar a falar das aventuras, das experiências e das peculiaridades de se morar na China.
Abraço!



Um comentário:

  1. Oi Christine, vc é a autora do blog China na minha vida que a Jussara me indicou, não é? Não sei se comento aq ou lá. Bom, acho que farei nos dois pra garantir. =)

    Mto obg por sua visita e comentário. Desculpa pela demora em responder, é q eu mudei de apto há 1 mês, e as coisas estavam meio corridas por aq. Bom, não é agora q vamos pra China, meu noivo resolveu esperar um pouco mais e terminar o mestrado que ele tá fazendo aq. Mas adoro me comunicar com pessoas que moram no exterior, pois isso é um sonho antigo meu, e não passarei pela vida sem realizá-lo. Um beijão!

    ResponderExcluir